Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.
E então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.
Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.
Hoje sei que isso é...Autenticidade.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de... Amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é... Respeito.
Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama... Amor-próprio.
Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.
Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é... Simplicidade.
Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.
Hoje descobri a... Humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.
Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é... Saber viver!!!
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Charles Chaplin: Quando me amei de verdade
Exercício de Gratidão ( Lei da Atração)
Por muitos anos um amigo teve dificuldade em se relacionar com seu pai , então decidiu fazer este exercício.
Todos os dias de manhã ele escreveu a seguinte frase " Te Amo papai, obrigado pela vida", por cerca de 1000 vezes durante alguns dias, (não é necessário ser 1000 vezes exatamente) mas foi o que a pessoa fez.
Desde então sua relação com o pai é admirável, baseada no respeito, gratidão e amor.
Este exercício pode ser utilizado para várias finalidades: financeiro, pessoal, profissional etc.
Caso você já tenha feito este exercício ou algo parecido como agradecer mentalmente algo antes mesmo de receber e após pouco tempo ter recebido, compartilhe conosco, poste seu comentário.
Muitas vezes passamos por situações temporárias que abalam nossa fé, nossa esperança no futuro, ficamos descrentes e cheios de preocupações, nestes momentos nada como conhecer e aplicar crenças ou técnicas que nos permitirão ultrapassar barreiras que apenas nos parecem intrasponíveis.
Qualquer pessoa pode aplicar este mesmo exercício! Somente são necessários alguns minutos a cada dia! Portanto, faça você também, pratique o exercício da gratidão… pergunte a você mesmo: “O que sou Grato por Ter ou Ser? ou O que quero Ter ou Ser?”No fundo no fundo, o nosso maior limitador de oportunidades somos nós mesmos.
Confie mais em você e seja feliz!
domingo, 27 de fevereiro de 2011
A Fábula do Porco-espinho

Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhavam e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor.
Por isso decidiram se afastar uns dos outros e começaram de novo a morrer congelados.
Então precisaram fazer uma escolha: ou desapareciam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros.
Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos.
Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.
E assim sobreviveram.
Moral da História
O melhor relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro, e admirar suas qualidades.
GLOSSÁRIO DE TERMOS USADOS NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
HUMAN RESOURCES - RECURSOS HUMANOS
GLOSSÁRIO DE TERMOS USADOS NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
Prepared by Schütz & Kanomata
Updated June 2009
ENGLISH - PORTUGUESE | PORTUGUÊS - INGLÊS |
absenteeism - absenteísmo | absenteísmo - absenteeism |
A importância das pessoas - Max Geringer
Figuras como o Raul. Eu conheço o Raul desde os tempos da faculdade. Na época, nós tínhamos um colega de classe, o Pena, que era um gênio. Na hora de fazer um trabalho em grupo, todos nós queríamos cair no grupo do Pena, porque o Pena fazia tudo sozinho. Ele escolhia o tema, pesquisava os livros, redigia muito bem e ainda desenhava a capa do trabalho - com tinta nanquim.
Já o Raul nem dava palpite. Ficava ali num canto, dizendo que seu papel no grupo era
um só, apoiar o Pena. Qualquer coisa que o Pena precisasse, o Raul já estava providenciando, antes que o Pena concluísse a frase.
Deu no que deu. O Pena se formou em primeiro lugar na nossa turma. E o resto de nós passou meio na carona do Pena - que, além de nos dar uma colher de chá nos trabalhos, ainda permitia que a gente colasse dele nas provas.
No dia da formatura, o diretor da escola chamou o Pena de 'paradigma do estudante
que enobrece esta instituição de ensino'. E o Raul ali, na terceira fila, só aplaudindo.
Dez anos depois, o Pena era a estrela da área de planejamento de uma multinacional.
Brilhante como sempre, ele fazia admiráveis projeções estratégicas de cinco e
dez anos.
E quem era o chefe do Pena? O Raul..
E como é que o Raul tinha conseguido chegar àquela posição? Ninguém na empresa sabia explicar direito.
O Raul vivia repetindo que tinha subordinados melhores do que ele, e ninguém ali parecia discordar de tal afirmação. Além disso, o Raul continuava a fazer o que fazia na escola, ele apoiava. Alguém tinha um problema? Era só falar com o Raul que o Raul dava um jeito.
Meu último contato com o Raul foi há um ano. Ele havia sido transferido para Miami, onde fica a sede da empresa. Quando conversou comigo, o Raul disse que havia ficado surpreso com o convite. Porque, ali na matriz, o mais burrinho já tinha sido astronauta. E eu perguntei ao Raul qual era a função dele. Pergunta inócua, porque eu já sabia a resposta.
O Raul apoiava.
Direcionava daqui, facilitava dali, essas coisas que, na teoria, ninguém precisaria
mandar um brasileiro até Miami para fazer.
Foi quando, num evento em São Paulo, eu conheci o Vice-presidente de
recursos humanos da empresa do Raul. E ele me contou que o Raul tinha uma habilidade de valor inestimável:...
ele entendia de gente.
Entendia tanto que não se preocupava em ficar à sombra dos próprios subordinados
para fazer com que eles se sentissem melhor, e fossem mais produtivos. E, para me explicar o Raul, o vice-presidente citou Samuel Butler, que eu não sei ao certo quem foi, mas que tem uma frase ótima:
'Qualquer tolo pode pintar um quadro, mas só um gênio consegue vendê-lo'.
Essa era a habilidade aparentemente simples que o Raul tinha, de facilitar as relações entre as pessoas. Perto do Raul, todo comprador normal se sentia um expert, e todo pintor comum, um gênio. Essa era a principal competência dele.
O Sucesso consiste em não fazer inimigos
Max Gehringer - Administrador de empresas e escritor, autor de diversos livros sobre carreiras e gestão empresarial, nos prestigia com mais um artigo brilhante.
Nas relações humanas no trabalho, existem apenas 3 regras:
Regra número 1:
Colegas passam, mas inimigos são para sempre.
A chance de uma pessoa se lembrar de um favor que você fez a ela vai diminuindo à taxa de 20% ao ano.
Cinco anos depois, o favor será esquecido, não adianta mais cobrar, mas a chance de alguém se lembrar de uma desfeita se mantém estável, não importa quanto tempo passe.
Exemplo: Se você estendeu a mão para cumprimentar alguém em 1999 e a pessoa ignorou sua mão estendida, você ainda se lembra disso em 2009.
Regra número 2:
A importância de um favor diminui com o tempo, enquanto a importância de uma desfeita aumenta.
Favor é como um investimento de curto prazo. desfeita é como um empréstimo de longo prazo, um dia, ele será cobrado e com juros.
Regra número 3:
Um colega não é um amigo.
Colega é aquela pessoa que, durante algum tempo, parece um amigo, muitas vezes, até parece o melhor amigo, mas isso só dura até um dos dois mudarem de emprego ou de casa.
Amigo é aquela pessoa que liga para perguntar se você está precisando de alguma coisa.
Ex-colega que parecia amigo é aquela pessoa que você liga para pedir alguma coisa, e ela manda dizer que no momento não pode atender.
Durante sua carreira, uma pessoa normal terá a impressão de que fez um milhão de amigos e apenas meia dúzia de inimigos.
Estatisticamente, isso parece ótimo, mas não é, a 'Lei da Perversidade Profissional' diz que, no futuro, quando você precisar de ajuda, é provável que quem mais possa ajudá-lo é exatamente um daqueles poucos inimigos.
Portanto, profissionalmente falando e pensando a longo prazo, o sucesso consiste, principalmente, em evitar fazer inimigos, porque, por uma infeliz coincidência biológica, os poucos inimigos são exatamente aqueles que têm boa memória.
"Na natureza não existem recompensas nem castigos. Existem consequências."
A carpa japonesa (koi)

A carpa japonesa (koi) tem a capacidade natural de crescer de acordo com o tamanho do seu ambiente. Assim, num pequeno tanque, ela geralmente não passa de cinco ou sete centímetros, mas pode atingir três vezes este tamanho, se colocada num lago.
Se somos um peixe maior do que o tanque em que fomos criados, ao invés de nos adaptarmos a ele, devíamos buscar o oceano, mesmo que a adaptação inicial seja desconfortável e dolorosa.
Paulo Coelho
Mensagem também em vídeo

sábado, 26 de fevereiro de 2011
A importância do Sono
O que é o sono?
Sono é o nome dado ao repouso que fazemos em períodos de cerca de 8 horas em intervalos de cerca de 24 horas. Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros), consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura.
Qual é a real importância do sono?
Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas. O que nos aconteceria se não dormíssemos?
Em estudo realizado pela Universidade de Chicago – EUA, onze pessoas com idades entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias. O efeito foi assustador. No final do período, o funcionamento do organismo delas era comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade. E os níveis de insulina eram semelhantes aos dos portadores de diabetes. Em pesquisas de laboratório, ratos usados como cobaias não agüentaram mais de dez dias sem dormir. A conseqüência: morte por infecção generalizada.
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br
Conselhos para Dormir Melhor
- À noite, procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagerar nas quantidades
Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes ("despertam"). - Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo.
- Apague todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro
- Vede bem as janelas para não ser acordado(a) pela luz da manhã
- Não leve livros estimulantes nem trabalho para a cama
- Procure usar colchões confortáveis e silenciosos
- Tire da cabeceira o telefone celular e relógios
- Tome um banho quente, de preferência na banheira, para ajudar a relaxar, antes de ir dormir
- Procure seguir uma rotina à hora de dormir, isso ajuda a induzir o sono.
Riscos provocados pela falta de sono a longo prazo: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastro-intestinais e perda crônica da memória.
Fonte: http://www.cerebromente.org.br
LEI DA ATRAÇÃO I
O universo deseja que tenhamos tudo o que desejamos com intensidade, a natureza é cumplice dos nossos planos.
Se aprendermos a nos alimentar mentalmente com pensamentos positivos e algumas técnicas será possível alcançar tudo o que desejamos.
Motivação e Liderança
Sempre podemos ir mais além...
Um belo dia alguém esqueceu de dizer para um garoto que um cálculo matemático era impossível, ele sem saber foi lá e resolveu.
Como esse garoto nós também podemos ir muito mais além do que neste momento podemos imaginar.
Baseado no filme: Desafiando Gigantes
MARKETING PESSOAL
Marketing Pessoal hoje é a ferramenta mais eficiente de fazer com que seus pensamentos e atitudes, sua apresentação e comunicação, trabalhem a seu favor no ambiente profissional.
Além desses detalhes o cuidado com a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de se auto-motivar e de motivar as pessoas a sua volta, também fazem parte do Marketing Pessoal.
As empresas de hoje analisam muito mais do que sua experiência profissional, a preocupação com o capital intelectual e a ética, são fundamentais na definição do perfil daqueles que serão parceiros/colaboradores.
.....Alguns detalhes merecem atenção especial:
-
Estar sempre pronto e capacitado para enfrentar mudanças;
-
Ter consciência da importância da atitude para a concretização de objetivos;
-
Saber focar os problemas e controlar a preocupação e os sentimentos de frustração e angústia;
-
Entender e acreditar na própria capacidade de realização e de superação de obstáculos;
-
Manter-se motivado;
-
Usar uma forma gentil e atenciosa de tratar as pessoas, de forma que ela trabalhe como seu diferencial;
-
Seja absolutamente pontual;
-
Preocupe-se com a objetividade e a honestidade para que você não seja traído com detalhes de menor importância;
-
Observe com cuidado a roupa que vai usar, adequando-a cuidadosamente à situação e ambiente; ela pode abrir ou fechar portas;
-
Preocupe-se com o seu linguajar, seu gestual e com o tom da sua voz. Evite gírias ou expressões chulas;
-
Controle suas emoções mas não as anule, elas são muito importantes para mostrar o seu envolvimento ou comprometimento com o tema que está sendo tratado;
-
Cuidado com o uso do celular;
-
Não fale demais nem de menos.
_____________________________________________________________________
Max Gehringer revela os mandamentos pra se fazer um bom marketing pessoal no trabalho
Dicas para um currículo campeão
CURRÍCULO: ANTES DE TUDO UMA REFLEXÃO
“Muitas pessoas pensam que elaborar um currículo é simplesmente relatar sua trajetória profissional… Velhos tempos! Hoje em dia o mercado de trabalho exige muito mais, e o modo como você escreve é tão importante quanto o conteúdo do texto.”
O DESTINATÁRIO
“A primeira dica é imaginar, antes de começar a redigir o seu currículo, o percurso que o mesmo cumprirá até atingir a finalidade almejada: a entrevista.
Pergunte-se:
- Quem deverá ler meu currículo?
- O que estará procurando?
- Qual será a forma mais clara de expor minha experiência?
Ou seja, o currículo deve ser elaborado com foco no recrutador.”
A APARÊNCIA
“Lembre-se de que um currículo que chama a atenção é aquele que tem boa apresentação visual, é sucinto e de fácil compreensão.”
A OBJETIVIDADE
“Um bom currículo deve deixar claro o seu interesse, destacar as qualificações que o habilitam a ocupar o cargo em questão, demonstrar os resultados e contribuições nas empresas onde atuou e enfatizar seus pontos fortes.”
Seqüência de Apresentação
Primeira página:
- Nome completo (deve constar na primeira linha do currículo)
- Endereço residencial completo
- Dados de contato (telefones residencial, para recados e celular e e-mail)
- Dados Pessoais (Ex: brasileiro, casado, 30 anos)
- Objetivo Profissional (sumário sucinto e claro de suas expectativas – Ex: gerente da área industrial)
- Resumo de Qualificações (habilidades voltadas para a posição ou empresa objetivada)
- Formação Acadêmica (curso, ano de formação e instituição – quanto mais recente for a conclusão, mais completa deverá ser a descrição)
- Idiomas (mencionar idiomas nos quais tenha fluência)
- Cursos (cursos de aperfeiçoamento mais recentes que completem a sua formação ou objetivo)
Segunda página:
- Experiência Profissional (mencionar empresas em que atuou nos últimos dez anos, com as datas de entrada e saída, seguindo a ordem da mais recente para a mais antiga, citando os cargos, as atividades desenvolvidas e os resultados obtidos sempre de maneira objetiva; evite analisar, apenas informe)
IMPORTANTE
Estes são os princípios básicos que norteiam uma boa apresentação de currículo, porém, cada caso deve ser analisado em sua individualidade para que seja definido o modelo mais adequado.
A entrevista abaixo falará sobre como elaborar um currículo segundo "Max Gehringer"
Emprego de A a Z - Relacionamentos
Resiliência
RESILIÊNCIA
As pessoas escutam de seus chefes ou lêem em algum lugar que elas precisam ser resilientes, mas não entendem o que isso significa. Quando procuram no dicionário, encontram a definição que diz que resiliência é o poder de recuperação, a capacidade de suportar pressão. Com isso, elas entendem que precisam ser passivas. Mas resiliência não é isso.
Resiliência é a arte de transformar toda energia de um problema em uma solução criativa.
Todos nós podemos nos tornar resiliêntes, seguem algumas dicas:
- Mentalizar seu projeto de vida, mesmo que não possa ser colocado em prática imediatamente.
- Sonhar com seu projeto é confortante e reduz a ansiedade
- Aprender e adotar métodos práticos de relaxamento e meditação
- Praticar esporte para aumentar o ânimo e a disposição. Os exercícios aumentam endorfinas e testosterona que, conseqüentemente, proporcionam sensação de bem-estar
- Procurar manter o lar em harmonia, pois este é o "ponto de apoio para recuperar-se"
- Aproveitar parte do tempo para ampliar os conhecimentos, pois isso aumenta a autoconfiança.
- Transformar-se em um otimista incurável, visualizando sempre um futuro bom
- Assumir riscos (ter coragem)
- Apurar o senso de humor (desarmar os pessimistas)
- Usar a criatividade para quebrar a rotina
- Permitir-se sentir dor, recuar e às vezes, enfraquecer para em seguida retornar ao estado original.
O vídeo abaixo demonstrará na prática o que realmente é resiliência, prepare-se para se emocionar...
Áudio de 3 Exemplos de Profissionais - Daniel Godri
Como pessoas comuns se tornam extraordinárias
Músicas Italianas
Impressionante este site...É rápido e tem também cantores e cantoras que nunca ouvimos falar. Som estéreo, com traduções de todas as músicas para o português... Esta é imperdível para todos os que viveram e também os que não viveram o apogeu da música italiana na sua adolescência. Melodias que não ouvimos no rádio há décadas e são espantosamente belas. Para os apreciadores, aqui ficam horas e horas de boa companhia musical e muitas recordações garantidas. Procure o seu cantor predileto e curta. |
Pai de primeira viagem
Não existe manual de instrução para pai e mãe, mas aproveitar a experiência dos mais entendidos que já passaram várias noites acordados pode nos ajudar bastante...